ALEXANDRE MORAES É ELEITO PRESIDENTE DO TSE E COMANDARÁ ELEIÇÕES

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O ministro Alexandre de Moraes foi eleito nesta terça-feira (15) presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE). Ele vai tomar posse em 16 de agosto e vai comandar as eleições de outubro. O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito vice-presidente.

Atual presidente da Corte Eleitoral, o ministro Edson Fachin segue no posto até agosto – quando chega ao prazo limite de quatro anos como integrante do TSE.

Pelas regras do tribunal, o vice-presidente assume o comando da Corte quando o mandato do ministro presidente chega ao fim. O plenário do TSE é composto de sete ministros, sendo três indicados pelo STF – o comando da corte é sempre ocupado pelos membros do Supremo.

O regimento interno do TSE também determina que apenas ministros oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF) podem assumir o controle da Corte, o que restringe a disputa a dois nomes. Durante os primeiros meses à frente da presidência, Moraes enfrentará o desafio de conduzir o processo eleitoral.

Assim como o ministro Edson Fachin, que preside a Corte atualmente, Moraes vive um embate com o presidente Jair Bolsonaro e é alvo frequente de críticas do chefe do Executivo por ser o relator de apurações que são alvos de questionamentos por parte de Bolsonaro, principalmente o chamado inquérito das fake news. Com informações do Pleno News e g1/Eleições.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo