BOLSONARO DIZ QUE PETROBRAS “ESTÁ DANDO DICA” DE NOVO REAJUSTE

Foto: Sérgio Lima

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 4ª feira (15.jun.2022) que a Petrobras “está dando dica” sobre anunciar um novo aumento no preço dos combustíveis.

“A Petrobras está dando dica que quer aumentar de novo. […] Não interessa quanto seja, já está um absurdo o preço dos combustíveis no Brasil lá na refinaria. Esse preço é potencializado em cima de impostos”, disse em entrevista à jornalista Leda Nagle.

O último reajuste da petroleira foi anunciado em 9 de maio e aumentou em 8,9% o preço do diesel nas refinarias. Antes, em março, a empresa aumentou o preço do combustível em quase 25%.

Na entrevista, Bolsonaro voltou a criticar a política de preços e o lucro da Petrobras, que chamou de “astronômico” e “extorsivo”. A petroleira registrou lucro líquido de R$ 44,5 bilhões no 1º trimestre de 2022. O montante foi 3.718% maior que o registrado no mesmo período de 2021, de R$ 1,17 bilhão.

“O preço dos combustíveis está um absurdo no mundo todo, mas no Brasil podia estar mais barato. Nós temos 2 problemas no Brasil, impostos e Petrobras”, declarou. Segundo ele, a Constituição determina que a estatal deveria ter “fim social”.

O presidente afirmou que os reajustes nos preços seguindo altas no mercado internacional não precisam ser realizados “imediatamente”. A PPI (Política de Paridade Internacional), instituída no governo Michel Temer (MDB), determina que a Petrobras equipare os preços dos combustíveis do mercado interno aos de importação.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo