NÃO HÁ MOTIVO PARA RETORNO DAS MÁSCARAS, DIZ QUEIROGA SOBRE AVANÇO DA COVID-19

Foto: Evaristo Sá

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse neste sábado (4) que não há motivo para o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara, mesmo diante do aumento das transmissões da Covid-19 no Brasil. “Se você quer usar máscara, você use. As pessoas se sentem confortáveis usando máscara, podem usar. Não tem problema. Agora, nós entendemos que, no momento atual, não há motivo para obrigar o uso de máscaras”, comentou o ministro.

Segundo Queiroga, apesar do aumento da transmissão do vírus, há uma redução do número de óbitos, o que coloca a Covid-19 no Brasil com status de controlada. “Naturalmente que não se acaba com o vírus nem a Covid vai acabar. Estamos em uma época de inverno, e é natural que esse tipo de situação, não só por Covid, como por influenza, aumente. [Quanto à] situação nos hospitais, há espaço para internação hospitalar. Então, não há um motivo para preocupação da população”, disse.

O ministro também falou sobre a liberação da quarta dose para a população acima dos 50 anos. Segundo ele, as vacinas devem chegar ao país nos próximos dias. Também neste sábado, o Ministério da Saúde publicou duas recomendações sobre o reforço da vacinação para o público com mais de 50 anos e para profissionais da saúde.

A quarta dose vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses, especialmente trabalhadores acima dos 50 anos que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo