PESQUISA BTG/FSB: LULA CAI PARA 43%; BOLSONARO SOBE E CHEGA A 33%

Bolsonaro e Lula – Fotos: Marcos Corrêa/Planalto e Sérgio Lima/Poder 360

A quinta rodada da pesquisa feita pelo Instituto FSB e divulgada nesta segunda-feira (27/6) mostra que as intenções de voto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno caíram. No levantamento anterior, do dia 13 de junho, o petista tinha 44% e, agora, aparece com 43% na versão estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados

Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu, de 32% para 33%. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) também oscilou, de 9% para 8%. Simone Tebet (MDB) passou de 2% para 3%. A margem de erro é de dois pontos percentuais

Os entrevistados que disseram não votar em nenhuma das opções somam 7%; indecisos são 3% dos entrevistados.

Espontânea

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula pontuou 39% – um ponto percentual a menos que na última rodada, em que tinha 40%. Bolsonaro marcou 31%, dois pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior.

Os indecisos representam 13% da pesquisa; brancos e nulos, 5%. Outros 6% responderam que não votariam em ninguém. Também na terceira posição no cenário espontâneo, Ciro Gomes marcou 3% e, em seguida, Tebet e André Janones (Avante) ficaram com 1% cada um.

Segundo turno
Em um eventual cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista caiu de 54% para 52% e o atual presidente, de 36% para 37%, o que levou a diferença entre os dois encolher de 18 para 15 pontos percentuais. Nesse quadro, 9% disseram não votar em nenhum dos dois candidatos e 1% não soube ou não respondeu.

Encomendado pelo banco BTG Pactual, o levantamento entrevistou 2 mil pessoas entre sexta-feira (24/6) e domingo (26/6). A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05022/2022. Com informações do Metrópoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo