PT DIVULGA PLANO DE GOVERNO SEM PROPOSTAS DO PSB E ALIADOS RECLAMAM

Geraldo Alckmin, Lula e Aloizio Mercadante – Foto: Ricardo Stuckert/PT

A equipe responsável pelo programa de governo do ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta quinta-feira (9) para incorporar propostas de aliados ao texto preliminar que foi encaminhado na segunda-feira (6) aos dirigentes de partidos, sem aval dessa coordenação.

Sob comando do ex-ministro Aloizio Mercadante, do PT, o grupo é formado por dois representantes de cada um dos sete partidos que compõem a aliança encabeçada pela chapa Lula-Alckmin.

Representantes de partidos que integram essa coordenação dedicada ao plano de governo se queixam de não terem sido consultados antes que o documento viesse a público, na manhã da própria segunda-feira.

Um deles é o ex-deputado do PSB Domingos Leonelli Netto. Ele conta ter sido orientado, na quinta-feira (2), a apresentar sugestões até as 12h do dia seguinte, sexta-feira (3).

Embora tenha cumprido o cronograma, suas propostas não constavam do documento que foi encaminhado, três dias depois, aos dirigentes de partidos, sob o título Diretrizes para o Programa de Reconstrução do Brasil Lula 2023-2026.

Segundo Leonelli, o documento ainda não deve ser considerado produto desse trabalho suprapartidário, mas apenas do PT.

Entre as propostas que foram desprezadas está a implementação de um Sistema Único de Segurança Pública e a valorização de seus profissionais.

Ele defende ainda que o documento aborde uma estratégia de economia criativa que agregue à ciência e tecnologia, por exemplo, os elementos da indústria cultural, da inteligência artificial e da biotecnologia.

O texto distribuído aos partidos, lembra, enfatiza a proposta de reindustrialização. Leonelli ressalta, porém, que a indústria não é mais a mesma e uma nova economia surgiu com a revolução tecnológica.

Após esse mal-estar provocado entre aliados, o documento será debatido, novamente, pelos membros da coordenação da campanha. Depois da inclusão de todas as propostas de partidos, será criada uma plataforma digital para apresentação de itens ao programa.

Com 90 parágrafos, o documento divulgado na segunda define os governos petistas como inovadores no combate à corrupção, reforça o papel do Estado na economia, enaltece o Bolsa Família e propõe a revogação do teto de gastos e da reforma trabalhista implementada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), além da revisão do regime fiscal.

Assuntos como reforma do Judiciário, aborto e taxação de dividendos foram sutilmente mencionados nas diretrizes divulgadas.

Terra Brasil Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo