UBS EM NATAL NÃO APLICA VACINAS EM MENORES DE 1 ANO POR FALTA DE AGULHAS

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Quem tenta vacinar crianças menores de um ano na Unidade Básica de Jardim Progresso, na zona Norte de Natal, está tendo dificuldades. Apesar de ter imunizantes disponíveis, a aplicação é impossibilitada por falta de agulhas.

De acordo com funcionários da unidade, o retorno do município quando as solicitações são feitas é que há uma deficiência na entrega do item, específico para vacinação de bebês.

“Nossa necessidade fica no envio de 50 agulhas por dia. Infelizmente, a prefeitura está conseguindo mandar 20 por semana”, afirma Rockfeller de Souza, recepcionista da unidade.

Além da falta de vacinas, a equipe de saúde da família do bairro está desfalcada de um profissional de enfermagem. A baixa prejudica cerca de 700 pessoas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal orientou que a direção da unidade faça o pedido de agulhas necessárias para que o quantitativo seja regularizado. Já em relação a ausência do enfermeiro, a pasta esclarece que o atendimento não está comprometido pois existem três equipes atuando na UBS.

Populares reclamam de situação

Quem depende do serviço, relata a preocupação em postergar a aplicação de vacinas importantes para o desenvolvimento dos filhos. É o caso de Letícia, mãe de João, que cita o desgaste em ter que procurar outras unidades mais distantes.

“É uma coisa muito preocupante. Quando a gente chega aqui, eles mandam procurar outras unidades. Já é um gasto maior e um desgaste que antes não tinha. Com criança pequena, é uma correria muito grande”, afirma.

A professora Delianne Anastácia é outra que relata dificuldades. No caso do seu filho, que nasceu prematuro, a preocupação é redobrada. “Eu cheguei aqui ontem pra saber se já tinha chegado agulha, mas fui informada que ainda não. Meu filho é prematuro. Isso me deixa preocupada, ele precisa ser imunizado o quanto antes”, explica.

Leia nota da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS):

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal orienta que a direção faça o pedido de agulhas necessárias para que o quantitativo seja regularizado.

Quanto a equipe de enfermeiro, a SMS Natal esclarece que o atendimento não está comprometido porque existem três equipes atuando na UBS.

No momento muitos profissionais encontram-se de atestado médico e assim que for normalizado será enviado um novo profissionais para a unidade.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo