DEFESA CIVIL NACIONAL CHEGA AO RN PARA OFERECER RECURSOS EMERGENCIAIS DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA, LIMPEZA E RECONSTRUÇÃO

Foto: Joana Lima/ Redação: Secom

Recursos emergenciais de assistência humanitária, limpeza e reconstrução foram garantidos pelo secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, em reunião realizada na tarde deste sábado (09) no Palácio Felipe Camarão. O encontro, proposto pelo prefeito Álvaro Dias, teve a participação de todo o secretariado municipal e prefeitos de municípios afetados pelas fortes chuvas que caíram  no estado do Rio Grande do Norte.

O prefeito Álvaro Dias entregou ao secretário Alexandre Lucas um pedido de reconhecimento nacional do estado de emergência. O documento lista os danos e estragos causados na capital, bem como apresenta uma estimativa de recursos necessários para as ações de resposta imediata.

“O volume de chuva que caiu na cidade ultrapassou qualquer expectativa. Em uma única noite foram 200mm e em outras duas noites, mais 200mm, não há sistema de drenagem que suporte uma chuva dessa magnitude. Essas chuvas provocaram danos e estragos em todas as zonas da cidade. Tivemos que pedir a ajuda do Governo Federal, que prontamente nos atendeu e vai se somar ao apoio da Prefeitura de Natal para recuperar e reestruturar a cidade”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Operações 

Na reunião, o secretário nacional de Defesa Civil prestou solidariedade aos prefeitos e anunciou que a secretaria vai montar uma Sala de Operações Federal na sede da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para apoiar os gestores na requisição para a liberação de recursos e acompanhar de perto o andamento das ações emergenciais. “Vamos permanecer na cidade pelos próximos dois dias e acompanhar as equipes da defesa civil que estão na linha de frente das ações de emergência. Não vai faltar recurso para ninguém. Tudo o que for preciso, dentro da ação orçamentária, será feito”, garantiu Alexandre Lucas.

Ainda segundo o secretário nacional podem ser solicitados três tipos de recursos: para assistência humanitária (colchões, alimentação, kits de higiene e limpeza), para o restabelecimento de locais destruídos, restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos por conta de desastres.

Presente na reunião, a diretora de Defesa Civil e Operações Preventivas de Natal, Fernanda Jucá, disse que as ações precisam ser executadas nas quatro zonas de Natal. Segundo ela, 31 imóveis foram interditados, desalojando 80 famílias. “Todas as secretarias da Prefeitura de Natal estão voltadas para ações de resposta. A nossa estimativa é que cerca de 2 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e precisamos de um trabalho rápido e estratégico para ajudar a população”.

Participaram da reunião os prefeitos de Várzea, Pedro Sales; Jardim de Angicos, Carlos André; Canguaretama, Wilsinho Ribeiro; Nísia Floresta, Daniel Diniz; Espirito Santo, Fernando Teixeira; Baia Formosa, Camila Veras;  Parnamirim, Rosano Taveira; Touros, Pedro Filho; Ceará-Mirim, Júlio César Câmara; Jundiaí, José Arnon; Tibau do Sul, Valdenilson; Extremoz, Jussara Sales e de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva

Recursos

Para solicitar esses recursos disponíveis, o município deve estar cadastrado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Na ferramenta, é possível elaborar Planos de Contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários online; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação, e buscar informações sobre ocorrências de desastres com base em dados oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo