FENÔMENO DA ‘SUPER LUA DOS CERVOS’ MUDA CENÁRIO DA PONTE NEWTON NAVARRO EM NATAL

Foto: Canindé Soares

De acordo com informações do jornalista fotográfico Canindé Soares, a foto da lua cheia acima ilustrada foi feita nesta quarta-feira(13), exatamente às 17h50 a partir da varanda de uma  residência, na Zona Norte de Natal.

A Superlua dos Cervos poderá ser vista no céu em todo o Brasil nesta quarta-feira (13), entre as 17h42, aproximadamente no mesmo horário em que o Sol se põe, e as 7h49 desta quinta-feira (14), pelo horário de Brasília.

De acordo com Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia ao mesmo tempo em que atinge a menor distância em relação à Terra.

“Ao longo de sua órbita de aproximadamente 27 dias em volta da Terra, a Lua muda de fase todo dia. A Lua cheia pode ocorrer em qualquer momento dentro deste período, mas, quando a Lua fica cheia perto do perigeu lunar, ponto mais próximo da Terra, damos o nome astronômico de Lua Cheia de Perigeu, mais conhecido popularmente como superlua”, explica o especialista

Segundo Langhi, a Lua tem recebido diversos nomes diferentes com base na cultura de cada país, dos costumes locais e da época do ano. Alguns nomes ficam mais famosos e conhecidos do que outros, como é o caso de Lua dos Cervos. Esse nome foi dado ao satélite natural, conforme divulgado por um antigo almanaque americano chamado The Old Farmer’s Almanac, em razão de os chifres dos cervos terminarem de crescer em julho nos Estados Unidos.

Para ver o fenômeno desta quarta-feira, não é preciso nenhum equipamento específico, basta mirar a Lua a olho nu. Mas, de acordo com o astrônomo, caso você tenha um binóculo ou telescópio em casa, valerá a pena apontar para ela e arriscar algumas belas fotos com a câmera do seu celular postada diante da lente ocular dos instrumentos. Com informações do R7.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo