HOMEM É INTERNADO APÓS FAZER RINOPLASTIA CASEIRA SEGUINDO DICAS DA INTERNET

Foto: Reprodução

Um jovem foi internado, na noite do último dia 21, depois de tentar fazer rinoplastia sozinho na própria casa, em Campo Limpo Paulista, na zona sul de São Paulo. O rapaz tentou fazer o procedimento para afinar o nariz depois de assistir a vídeos de tutoriais na internet. Ele teria utilizado um anestésico de uso veterinário, fio de sutura absorvível e uma supercola. Após os ferimentos serem tratados, ele teve alta.

A atitude, porém, chama atenção para que esse tipo de conteúdo na internet não seja seguido. Tutoriais de como realizar procedimentos cirúrgicos ou até mesmo sobre objetos que prometem afinar o nariz trazem riscos e podem resultar em consequências sérias.

Segundo o cirurgião plástico Thomas Benson, uma pessoa que não tem experiência em cirurgia tentar fazer alguma coisa que envolva grande complexidade é algo “programado para não dar certo”.

O paciente em questão usou álcool 70% para higienizar o local, mas não tomou cuidados básicos como o uso de luvas ou a limpeza do sangue no final do procedimento. Além disso, usou anestésico animal e cola instantânea para encerrar o procedimento. Por conta do trauma, ele precisará ser acompanhado por um psicólogo.

O cirurgião Thomas Benson adverte que fazer procedimentos sozinho pode envolver riscos de vida. “Pode necrosar o nariz, desfigurar, ou até trazer consequências mais graves. Uma infecção que se agrave pode até trazer riscos de vida”.

Ele afirma que mesmo procedimentos simples envolvem uma equipe grande: cirurgião, assistente, instrumentador, anestesista, enfermeiro e técnico de enfermagem.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo