ORCAS ATACAM TUBARÃO BRANCO PARA DEVORAR FÍGADO; VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução / Discovery Channel

Um drone capturou o momento em que orcas atacam um tubarão branco no litoral da África do Sul. No registro, três animais circundam a presa, já abatida, até que uma delas avança, dando uma mordida na região do fígado que, imediatamente, deixa um rastro de sangue na superfície da água. Em seguida, a mesma orca começa a levar a presa, aparentemente já sem vida, para o fundo do mar, enquanto as outras acompanham de perto a ação.

O registro também pode servir como evidência para a teoria que explica os hábitos migratórios do tubarão branco. Cientistas acreditam que eles podem estar fugindo de grupos de orcas que estão caçando estes animais recentemente. A cientista Alison Towner, que participou do documentário e estuda o movimento de grandes tubarões brancos há 15 anos, disse ao Daily Beast que Mossel Bay, cidade portuária na África do Sul, viu um declínio recente na atividade de tubarões.

— Eu realmente acho que uma vez que a filmagem for ao ar, ela se tornará viral. É provavelmente uma das mais belas peças de história natural já filmadas — disse a cientista. Esta será a primeira vez que o canal Discovery, que realizou as filmagens e produziu os vídeos sobre os animais, o Shark House, mostra um ataque desse tipo.

A área tem sido, tradicionalmente, marcada pela presença de grandes tubarões brancos. No entanto, esses predadores estariam desaparecendo misteriosamente. Towner disse que identificou evidências “bastante convincentes” de que as orcas têm como alvo os tubarões, e a nova filmagem confirma as suspeitas de longa data.

— Tivemos todas as evidências de que as baleias assassinas são responsáveis por matar tubarões brancos. Mas esta é a primeira filmagem de drones do mundo de baleias assassinas predando um tubarão branco — apontou Towner.

Carcaças de tubarões, sem os fígados, chegaram às praias da região, apontando que outros animais enfrentaram o mesmo “destino” do tubarão que aparece no vídeo.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo