SUPERLUA DOS CERVOS ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA (13)

Foto:  Alkis Konstantinidis/Reuters

Um dos fenômenos mais bonitos, a Superlua dos Cervos, poderá ser vista nesta quarta-feira (13/07), a partir das 17h30 (horário de Brasília). Ao olhar para o céu, a sensação será de que a Lua cheia está maior e mais brilhante, essa impressão acontece porque ela estará mais perto da Terra.

A Superlua ocorre quando ela está um pouco mais próxima da Terra. Essa fase coincide com seu perigeu (o momento em que nosso satélite está mais perto naquele mês, em sua órbita elíptica). Sendo assim, a Lua cheia parece até 15% maior e 30% mais brilhante, o primeiro fenômeno desse tipo aconteceu no mês passado.

Na prática, essa diferença pode não ser tão perceptível, mas fotografias comparando a Lua cheia em diferentes períodos conseguem destacar mais claramente o que muda entre um fenômeno e outro. Para admirar a Superlua dos Cervos , não é preciso usar nenhum equipamento profissional, basta olhar para o céu.

A primeira hora após o nascimento é o melhor momento para observar, pois a SuperLua dos Cervos poderá exibir diferentes variações de tonalidade, como: amarelada, alaranjada ou avermelhada, devido à interação com a atmosfera. O dia seguinte também é uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 100% de iluminação.

Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo