EM MG, VANTAGEM DE LULA SOBRE BOLSONARO RECUA DE 18 PARA 9 PONTOS EM UM MÊS, VEJA A NOVA PESQUISA GENIAL/QUAEST

Lula e Bolsonaro – Foto: Agência O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a escolha de 42% dos eleitores mineiros no primeiro turno da eleição para a Presidência. O dado é da nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira, que mostra Jair Bolsonaro (PL) 33% das intenções de voto no estado. A diferença entre os dois, que agora está em 9 pontos percentuais, era de 18 um mês atrás na mesma pesquisa (46% a 28%).

Intenções de voto para presidente em MG — Foto: Genial/Quaest

Os percentuais de Lula e Bolsonaro indicam novo recuo da liderança do petista no estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país. Em março, 46% dos mineiros declaravam voto no ex-presidente e 21%, no candidato à reeleição — uma diferença de 25 pontos.

De acordo com o levantamento, feito entre 6 e 9 de agosto, a soma das intenções de voto em todos os outros candidatos a presidente em Minas Gerais chega hoje a 9%. Era de 11% no início de julho, uma oscilação negativa dentro da margem de erro. Ciro Gomes (PDT) é o único a ter resultado acima da margem de erro e foi a escolha de 6% dos eleitores entrevistados em Minas Gerais.

A simulação de segundo turno — Foto: Genial/Quaest

Na simulação de segundo turno a diferença entre os dois também caiu pela metade. Em julho, era de 25 pontos percentuais. Agora, é de 12. Se as eleições fossem hoje, segundo a Genial/Quaest, Lula venceria por 49% a 37% em Minas Gerais. Um mês atrás, esse placar do segundo turno era 55% a 30%.

A pesquisa mostra melhora na avaliação do governo de Jair Bolsonaro em Minas Gerais. São 39% os que o consideram negativo, enquanto 34% e 25% os que avaliam como positivo e regular, respectivamente. Um mês atrás, eram 46% os eleitores de MG avaliando negativamente o governo, uma melhora de sete pontos percentuais.

O instituto Quaest, contratado pelo banco Genial, entrevistou 2000 eleitores de 16 anos ou mais presencialmente em Minas Gerais no período de 6 a 9 de agosto. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação BR-08299/2022.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo