INVENTOR DESENVOLVE ROBÔ QUE PERMITE QUE COBRAS ‘ANDEM’

Foto: Reprodução

O engenheiro e YouTuber de Los Angeles, nos Estados Unidos, Allen Pan criou um robô que permite que as cobras ‘andem’. O inventor fez o dispositivo a partir de um tubo longo e quatro pernas de plástico, conectadas a uma placa controladora, semelhante a uma maquete de ferrovia que gira automaticamente em torno de um trilho

Pan, que postou um vídeo de seu projeto no YouTube, disse que queria ‘dar as pernas de volta às cobras’. A filmagem mostra o réptil curiosamente enfiando a cabeça para fora do dispositivo enquanto é transportado serenamente pela sala.

Cerca de 150 milhões de anos atrás, as cobras tinham pernas visíveis, mas evoluíram para perdê-las, provavelmente devido a uma mutação genética.

‘Eu realmente me sinto mal pelas cobras, elas perderam as pernas e ninguém está tentando encontrá-las, ninguém além de mim”, disse o engenheiro no vídeo.

O inventor se inspirou no lagarto ocidental de três dedos (Chalcides striatus), uma espécie com quatro pernas minúsculas, semelhante a uma cobra. “Eles podem ser a coisa mais próxima que eu poderia encontrar de uma cobra real com pernas”, afirmou.

As ‘pernas’ podem ser ativadas sem fio usando uma pequena etiqueta presa em um chaveiro e programada em um laptop.

O desejo de Pan era um design em que a cobra ‘pudesse escolher colocar ou tirar’ o dispositivo, para que o animal não fosse forçado a entrar em aparelhos contra sua vontade, o que seria antiético.

Ele também visitou uma loja de animais para observar como um réptil anda e programar o robô para andar de maneira semelhante. “Com esses dados visuais, consegui reconstruir como uma cobra poderia andar se ainda tivesse pernas”, explicou.

r7

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo