PRESIDENTE DA CÂMARA DOS EUA CHEGA A TAIWAN E CHINA PROMETE REAÇÃO MILITAR

Foto: NurPhoto via Getty Images

Os militares chineses foram colocados em alerta máximo e lançarão “operações militares direcionadas” em resposta à visita do presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, disse o Ministério da Defesa da China na noite, no horário local, desta terça-feira (2).

Separadamente, o Comando de Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China (ELP) disse que realizará operações militares conjuntas perto de Taiwan a partir da noite de terça-feira.

Os exercícios incluirão exercícios aéreos e marítimos conjuntos no norte, sudoeste e sudeste de Taiwan, disparos reais de longo alcance no Estreito de Taiwan e lançamentos de mísseis de teste no mar a leste de Taiwan, disse o Comando do Teatro Oriental.

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (2), o especialista em politica internacional Carlos Poggio disse que um possível ataque militar da China a Taiwan seja pouco provável por conta da situação política chinesa.

Foto: Taiwan’s Ministry of Foreign Affairs/AFP

Segundo Poggio, “não interessa à China e ao Xi Jinping, no momento em que o Partido Comunista celebra um aniversário importante, algum tipo de confronto mais amplo”.

Após anos de preparação cuidadosa, espera-se que o líder chinês assuma um terceiro mandato no comando do país e de seu Partido Comunista no segundo semestre deste ano.

“Então, por conta disso, eu acho improvável que essa retórica da China se traduza em uma resposta militiar”, disse Poggio.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta terça-feira (2) que os políticos norte-americanos que “brincam com fogo” na questão de Taiwan “não terão um bom fim”, de acordo com uma declaração do ministério.

Ele não mencionou nenhum político dos Estados Unidos especificamente. A China expressou oposição a uma possível visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi.

A China está em comunicação com os Estados Unidos sobre a esperada visita da presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, a Taiwan, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, nesta terça-feira (2).

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo