TRANSFORMAÇÃO PELO ESPORTE É DESTAQUE NA HOMENAGEM DO LEGISLATIVO AOS 50 ANOS DOS JERNS

Foto: João Gilberto

Inclusão, cidadania, qualidade de vida e transformação. Estes, entre outros impactos  positivos provocados pela prática de esportes foram citados durante a sessão solene que homenageou os 50 anos dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS). A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), por iniciativa do mandato do deputado Francisco do PT.

Com a presença maciça de atletas, ex-atletas, técnicos, familiares e amigos  dos homenageados, o  plenário da Assembleia Legislativa e galerias estavam lotados e a emoção deu o tom do evento, que contou também com a presença de diretores das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), entre outros gestores do município e do governo estadual.

“Há toda uma importância do esporte no desenvolvimento integral do estudante-atleta como ser social, participante, autônomo e democrático, estimulando o pleno exercício da cidadania, das boas práticas de convivência e do fortalecimento da harmonia sociocultural”, ressaltou Francisco.

O deputado também externou a importância da prática esportiva para o autoconhecimento e os princípios de cuidado com o ambiente e a coletividade, através da participação de estudantes-atletas da rede de ensino, nas mais diversas formas de práticas esportivas. “Os JERNS acontecem a partir de uma ampla mobilização junto às 16 Direcs e à comunidade escolar em prol do fortalecimento da cultura cidadã e do espírito esportivo”, afirmou.

A atleta natalense Juliana da Silva, jogadora de vôlei de praia, que em 2009 foi considerada a melhor jogadora do mundo, fez um pronunciamento emocionado, relembrando passagens de sua trajetória, iniciada em escola pública. Ela citou a grande transformação de vida proporcionada pelo esporte, quando, após vencer os JERNS, em 1996, representando a escola pública estadual Jorge Fernandes, em Mirassol, na qual estudava, foi convidada a continuar seus estudos no colégio Marista, impensável na época para as condições financeiras dos seus pais, aonde estudou a partir da 8ª série do antigo ensino médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo