Foto: Reprodução
Após o anúncio do presidente Vladimir Putin de uma mobilização parcial de seus cidadãos, foi registrado, nesta quinta-feira (22), por um aplicativo de radar de aviões, grande fluxo migratório da Rússia para outros países.
Nas imagens é possível ver muitos voos deixando a capital Moscou e indo em direção à Europa e Ásia. Veja a imagem no vídeo acima.
Segundo o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, o decreto prevê a convocação de 300 mil cidadãos para colaboração no confronto contra a Ucrânia.
Em entrevista à televisão estatal russa, Shoigu declarou que os estudantes e aqueles que serviram como recrutas e a maioria dos milhões de reservistas não seriam convocados.
APÓS CONVOCAÇÃO DE PUTIN, PESSOAS FAZEM FILAS NAS FRONTEIRAS PARA DEIXAR RÚSSIA pic.twitter.com/2ylzsZaGEc
— Daltro Emerenciano Instagram @blogdedaltroemerenci (@BlogdeDaltro) September 23, 2022
A informação foi dita também por Putin. “Repito, estamos falando apenas de mobilização parcial. Ou seja, apenas os cidadãos que estão na reserva e, sobretudo, aqueles que serviram nas Forças Armadas, têm certas especialidades militares e experiência relevante, estarão sujeitos ao recrutamento.”
Um vídeo de mídia social das fronteiras terrestres da Rússia com vários países mostra longas filas de tráfego tentando deixar o país.
Havia fluxo nas passagens de fronteira para o Cazaquistão, Geórgia e Mongólia. Outro vídeo mostrou dezenas de veículos fazendo fila no posto de controle Zemo Larsi/Verkhny Lars na fronteira Geórgia-Rússia.
Com informações da CNN e da Reuters