Foto: Reprodução/TV Globo
O debate da TV Globo entre os candidatos à presidência, nesta quinta-feira (29/9), precisou ser interrompido após troca de acusações entre Padre Kelmon (PTB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O apresentador e mediador William Bonner precisou intervir nas interrupções de um candidato à fala do outro. Em alguns momentos, o petista se descontrolou com o religioso.
Kelmon citou que Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice na chapa de Lula, disse que o petista queria voltar “à cena do crime”. A fala foi proferida em 2017, quando os 2 ainda eram adversários.
“Você era chefe do esquema?”, perguntou Kelmon a Lula. O candidato do PTB estava lendo a pergunta. Kelmon passou a falar junto com o petista. Pelas regras do debate, cada candidato tem tempos certos para falar e não podem ser interrompidos pelos adversários.
“Primeiro, eu acho que o candidato está desinformado ou só lê o que quer”, disse Lula. “As notícias estão aí nas mídias”, declarou Kelmon, com o microfone desligado durante o tempo de fala do petista. O mediador do debate, William Bonner, pediu para o candidato do PTB respeitar o tempo de fala do adversário….
Lula continuou. “A corrupção nesse país tem duas formas de aparecer”, disse ele. “O senhor é o chefe da corrupção”, afirmou Kelmon, também durante a fala do petista. Bonner chamou a atenção do candidato do PTB novamente. “Quando seu adversário está falando é só o senhor aguardar, vai ter direito a réplica”, disse o mediador.
“Candidato laranja não tem respeito por regra”, declarou Lula. Ele passou a desqualificar as acusações da Lava Jato, que o levaram à cadeia em 2018. Depois, as condenações foram anuladas.
Enquanto isso, Kelmon também falava. “O senhor é responsável pela corrupção no Brasil, todos nós sabemos”, disse ele. O candidato do PTB também afirmou que o adversário era um “descondenado”, no sentido de que Lula não foi absolvido nos processos, mas liberado por questões técnicas processuais.
https://twitter.com/leandroruschel/status/1575694924313305089?s=20&t=74agzYbIPe-0OBl1FnQytA
O petista afirmou que o adversário é um “padre fantasiado”.
“Eu peço desculpas ao público pela cena que está se desenrolando aqui”, disse Bonner enquanto os 2 candidatos batiam boca.
Poder 360