Foto: Reprodução
Policiais militares do Rio Grande do Norte vão trabalhar no próximo fim de semana de eleições com coletes balísticos emprestados por polícias de estados vizinhos. Os equipamentos já chegaram ao Estado e foram emprestados por Paraíba, Ceará e Pernambuco. O quantitativo não foi informado.
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) confirmou a informação e disse que o empréstimo se deve ao fato de que a licitação feita pelo RN para a compra dos coletes atrasou em mais de dois meses. A pasta informa que uma empresa que perdeu a licitação recorreu à Justiça e travou o processo.
“Sendo assim, a Instituição (PM) adquiriu 300 coletes balísticos e abriu um processo licitatório para a aquisição de mais 2.035 coletes, que em breve estarão sendo entregues pela empresa ganhadora”, afirma a Sesed.
A pasta destaca que, devido à atuação extra de quase 7 mil policiais no pleito eleitoral de 2022, por meio de uma ação de gestão integrada com outras polícias militares do Brasil, recebeu por empréstimo alguns coletes balísticos de outras “coirmãs” do Nordeste para ajudar na segurança dos agentes potiguares nas eleições, nos dias 1º e 2 de outubro.
O policiamento ordinário em serviço segue normalmente com os equipamentos da PMRN.
“A Polícia Militar ressalta seu compromisso com a missão de servir e proteger à sociedade potiguar, e atuará de forma ostensiva em todos os 167 municípios do RN, com todo seu efetivo de prontidão, para garantir uma eleição segura para todos os cidadãos”, afirma o texto.
98FM