
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), fará um pronunciamento em rede nacional às 20h30 deste sábado (1º.out.2022), véspera do 1º turno das eleições.
O magistrado defenderá a segurança do sistema eletrônico de votação e pedirá que os eleitores compareçam às urnas. A fala será transmitida no rádio e na TV. Vai durar 5 minutos e 4 segundos.
Moraes pediu nos últimos dias que os brasileiros votem. Também defendeu a segurança da urna eletrônica e anunciou medidas adotadas pelo TSE, entre elas a que proibiu o porte de armas no dia da disputa e a que barra o uso de celulares na cabine de votação.
Em seu perfil no Twitter, chamou a eleição de “festa da democracia” e pediu que os eleitores votem em “paz, segurança e harmonia”.
Também fez um discurso na 5ª (29.set), durante a sessão do STF. “Dia de eleição não é dia de andar armado. A arma do cidadão, a arma do eleitor, é o voto. É com essa arma que o eleitor pode melhorar sua vida e o destino do país”, disse.
Sobre a proibição aos celulares, Moraes afirmou que a medida garante o sigilo do voto. “Por vários motivos, às vezes milícias ameaçam, e eleitores são obrigados a gravar seu voto. A Justiça Eleitoral, com base na lei, vedou essa possibilidade totalmente”, afirmou.
Poder 360