LULA DEVE ANUNCIAR PRIMEIROS MINISTROS NESTA SEXTA-FEIRA, DIZ GLEISI

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve antecipar o anúncio de sua equipe ministerial e tornar públicos nesta sexta-feira (9) os primeiros nomes do futuro primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, de acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

A expectativa é de que pelo menos quatro pastas sejam anunciadas: Casa Civil, Defesa, Justiça e Segurança Pública e Fazenda. Os nomes prováveis para os postos, na ordem, são: Rui Costa, José Múcio Monteiro, Flávio Dino e Fernando Haddad.

Em conversa com dirigentes petistas nesta quinta-feira (8), relatadas à CNN, Lula afirmou que irá confirmar nomes que acabaram vazados pela imprensa.

O petista marcou uma conversa com a imprensa, às 10h45, no Centro Cultural Banco do Brasil. Houve preocupação para que a divulgação ocorresse antes do jogo da seleção brasileira contra a Croácia, na Copa do Mundo, nesta sexta-feira.

A antecipação também se deve a uma preocupação com o cenário internacional. Para um dirigente petista, a tentativa de golpe ocorrida no Peru, que levou à detenção do presidente Pedro Castillo, demonstra a necessidade de adotar cautela e de fazer um aceno público de tranquilidade a integrantes das Forças Armadas.

Diante da resistência dos atuais comandantes das Forças Armadas ao novo presidente, Lula foi recomendado a antecipar o anúncio ainda para acelerar o processo de escolha dos novos titulares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

O PT já foi informado que deve ficar com menos de um terço do comando do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, diante da necessidade do presidente eleito de acomodar partidos aliados, tanto que o apoiaram na disputa eleitoral como que são estratégicos para a aprovação da PEC do Estouro.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo