Foto: Reprodução
O filme potiguar Sideral ficou fora da lista final de indicados ao Oscar na categoria de “Melhor curta-metragem live-action”, em 2023. O anunciou dos concorrentes foi feito pela academia nesta terça-feira (24).
O filme potiguar havia vencido uma concorrência prévia com 200 filmes e foi anunciado na pré-lista com outros 14 filmes, em dezembro de 2022.
A cerimônia do Oscar será no dia 12 de março. Os indicados para a categoria foram:
- An Irish Goodbye
- Ivalu
- Le Pupille
- Night Ride
- The Red Suitcase
O filme
Sideral é um filme do diretor Carlos Segundo e foi filmado nas cidades de cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar. O filme concorreu à Palma de Ouro, em Cannes, em 2021, e foi exibido no festival – se tornando o primeiro filme potiguar a conseguir esse feito.
“Sideral” é uma ficção que se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos.
Com produção brasileira de Mariana Hardi e Pedro Fiuza, através da Casa da Praia Filmes, “Sideral” é um filme genuinamente natalense com equipe e elenco de profissionais potiguares, estrelado por Priscilla Vilela e Enio Cavalcante.
Com informações do g1/RN.