Foto: José Cruz/Agência Brasil
As dores de Lula nos quadris têm ficado mais intensas. Assim como as reclamações do presidente, que sofre de artrose. E já há uma decisão médica para uma cirurgia.
Mas, exceto em caso de agravamento do quadro, a operação será realizada num período em que não atrapalhe sua pesada agenda.
O mais provável, portanto, é que a intervenção ocorra entre a última semana do ano e a primeira quinzena de janeiro de 2024.
O que é a artrose?
Os nomes artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa são utilizados para o mesmo diagnóstico: um desgaste mecânico nas articulações que passa a afetar as cartilagens, tecidos que as envolvem e as protegem.
Por isso, é geralmente associada ao envelhecimento, mais frequente após os 60 anos, e mais comum nas mãos, joelhos e na articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia). De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o quadro é responsável por até 40% de todos os atendimentos reumatológicos
“Pelos 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica”, diz a página da entidade sobre a doença.
Por Lauro Jardim e Agência O globo