Russo arranca bandeira de deputado ucraniano, que revida com soco, em Parlamento da Turquia; veja vídeo

Foto: Reprodução

Um representante da Rússia arrancou a bandeira da Ucrânia das mãos de um deputado ucraniano, e o político revidou com um soco, durante conferência diplomática no parlamento da Turquia, em Ancara, nesta quinta-feira.

A confusão provocou um confronto corporal entre os dois que foi registrado em vídeo e só cessou quando o ucraniano recuperou a sua bandeira.

O encontro fazia parte da Organização para a Cooperação Econômica do Mar Negro (OCEMN). A identidade do representante russo não foi revelada. O deputado ucraniano se chama Oleksandr Marikovski e é do partido “Servant of the People” (“O Servo do Povo”), o mesmo do presidente Volodymyr Zelensky. Em sua página em uma rede social, Marikovski compartilhou o vídeo do momento da confusão e escreveu: “Patas fora da nossa bandeira, patas fora da Ucrânia, bastardo russo!”.

Mustafa Sentop, chefe do Parlamento turco, condenou a confusão em comunicado oficial. “Eu condeno esse comportamento que perturba o ambiente pacífico que a Turquia está tentando estabelecer”, disse ele.

A confusão no Parlamento turco acontece em meio a uma semana de conflitos crescentes na guerra da Ucrânia — que já dura 14 meses. Na última quarta-feira, a Rússia acusou os ucranianos de serem autores de um ataque com dois drones no Kremlin. Em seguida, o país comandado por Putin também acusou os EUA de estarem por trás do ataque. Tanto a Ucrânia quanto os EUA negam as acusações.

— Os esforços de Kiev e Washington para negar qualquer responsabilidade são totalmente ridículos. As decisões sobre esse tipo de ataque não são tomadas em Kiev, mas em Washington — disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, a repórteres — Kiev apenas faz o que eles mandam. Washington deve entender claramente que sabemos disso.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, John Kirby, negou qualquer envolvimento americano em uma entrevista ao canal MSNBC nesta quinta. De acordo com ele, os detalhes do ataque contra o Kremlin ainda não estão claros, mas Washington não encoraja ou facilita operações ucranianas para além de suas fronteiras.

— Posso garantir que não houve envolvimento dos Estados Unidos nisso. Independentemente do que tenha sido, não nos envolveu — afirmou ele.

A Ucrânia negou qualquer envolvimento no incidente, um dos mais graves atribuídos ao país desde o início do conflito, em fevereiro de 2021, e ainda acusou Moscou de ter preparado uma “montagem” para justificar uma possível escalada da sua ofensiva. Na madrugada desta quinta-feira, a Rússia realizou bombardeios aéreos contra várias cidades da Ucrânia. Segundo a Força Aérea ucraniana, os russos lançaram ao menos 24 drones kamikaze, 18 deles derrubados com sucesso pelos sistemas de defesa antiaérea de Kiev.

O Globo

One response to “Russo arranca bandeira de deputado ucraniano, que revida com soco, em Parlamento da Turquia; veja vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo