Gestão patrimonial do Rio Grande do Norte é modelo para outros estados

Foto: Divulgação – SEAD – RN

Equipe técnica do Acre visitou a Sead para conhecer as boas práticas do RN

O modelo como o Governo do Rio Grande do Norte gerencia o seu patrimônio tem sido referência para outros estados que querem aprimorar o controle dos seus bens móveis e imóveis. Um desses estados é o Acre, que mandou uma equipe técnica formada por servidores da Secretaria de Administração do Estado nortista para conhecer as boas práticas do RN na área de gestão patrimonial, frota e almoxarifado.

Entre os dias 31 de maio e 02 de junho, a equipe acreana participou de diversas reuniões junto aos gestores da Secretaria da Administração do Rio Grande do Norte (Sead). “É gratificante saber que o Rio Grande do Norte tem servido como exemplo para outros estados. Temos desenvolvido importantes projetos na área de gestão patrimonial que apontam para uma eficiência e modernização administrativa”, afirmou o titular da pasta, Pedro Lopes.

À frente da Subcoordenadoria de Patrimônio Imobiliário (Supat), Marcus Vinicius acompanhou a agenda do grupo em solo potiguar. Junto com servidores do setor, o subcoordenador apresentou os trabalhos desenvolvidos no âmbito da gestão imobiliária e os resultados alcançados após a execução de iniciativas inovadoras. “Realizamos um grande trabalho na área, desde o mapeamento dos imóveis, elaboração de base cartográfica, até o desenvolvimento de um sistema que assegura o controle de inventário e mostra a localização dos imóveis pertencentes ao Executivo Estadual. Por meio desse sistema, o Governo do Estado vem promovendo transparência e buscando a economicidade”, disse.

Para a diretora de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística do Acre, Samara Raquel Damásio, a ideia foi conhecer e aprender na prática como o RN gere os seus bens, de modo que o modelo possa ser replicado no seu estado. “Fiquei muito impressionada com a forma como vocês gerenciam uma plataforma, um portal, com imóveis georreferenciados na área de gestão de bens e imóveis. É exatamente isso que estamos buscando”.

O diretor de Modernização e Desenvolvimento Institucional, Márcio Barros, lembrou que a experiência do Rio Grande do Norte foi considerada a partir de pesquisa feita junto ao Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). “Nos interessamos pela experiência do Rio Grande do Norte no tocante à gestão do patrimônio, que foi apresentada, como caso de sucesso, no Consad. Tivemos uma agenda bastante positiva aqui e, pelo que pudemos perceber, a equipe tem uma expertise muito grande, os processos estão muito bem documentados, parametrizados; é um processo sólido da gestão. A nossa ideia é aproveitar essa experiência e implementar no Governo do Acre”, destacou o gestor.

Durante a estadia da comitiva, também foram realizadas visitas a alguns órgãos que compõem o patrimônio do Estado do Rio Grande do Norte, entre eles, o Centro de Convenções, o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes e o Centro de Turismo. Além de Samara e Márcio, a equipe da Secretaria de Administração do Acre foi formada pelas chefes dos Departamentos de Bens Imóveis, Gleilce Andrade; de Bens Móveis, Gabriela Andrade; e de Gestão de Almoxarifado e Frotas, Rosinéia Costa.

Pela Sead/RN, além dos supracitados, participaram das reuniões com o grupo, o secretário adjunto, Iranildo Germano; o subsecretário de Recursos Humanos, Carlos Cerveira; o coordenador de Patrimônio, Josiel Araújo; a subcoordenadora de Gestão da Frota e de Combustíveis, Milena Raquel; o subcoordenador do Arquivo Público Estadual, Tenildo Costa; e os pesquisadores da Supat (convênio SEAD/FAPERN), Andrey Albuquerque (Direito); Jeniffer Aquino (Engenharia Civil); Jovana Nunes (Engenharia Ambiental), Ruth Leite (Engenharia Civil); e Sofia Oliveira (Arquitetura).

“A visita foi muito produtiva e permitiu aos membros da comitiva do Acre adquirir novas ideias e conhecimentos para aplicar em sua própria região. A troca de experiências e informações entre os servidores de diferentes estados é fundamental para o aprimoramento da gestão pública e para o desenvolvimento de políticas mais eficientes e modernas”, resumiu o subcoordenador da Supat, Marcus Vinicius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo