Governadora Fátima Bezerra empossa novos conselheiros do COEDE

Com a reativação do Coede, as políticas públicas de inclusão, prestação de serviços, respeito e cidadania serão fortalecidas. Fotos: Divulgação

 A governadora Fátima Bezerra deu posse nesta segunda-feira (12) aos novos conselheiros do COEDE – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

“A sociedade que desejamos, que queremos para nossa família é aquela em que prevaleçam a solidariedade, o amor, o afeto, a justiça social e não o ódio e a violência. Ninguém nasceu para ser vítima, a gente nasce pra ser feliz, e é por isso que lutamos”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. A solenidade foi realizada no Auditório da Governadoria. Foram empossados 12 titulares e 12 suplentes, divididos igualitariamente entre órgãos públicos e sociedade civil organizada.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 27% da população Norte-rio-grandense tem algum tipo de deficiência, das mais diversas tipologias. Com a reativação do Coede, as políticas públicas de inclusão, prestação de serviços, respeito e cidadania serão fortalecidas.

“Estamos na Semjidh há cinco meses e fizemos, de fato, um grande esforço para que este momento acontecesse porque reconhecemos o papel singular do Conselho Estadual para Pessoa com Deficiência. Vocês cumprem um papel fundamental não só no controle social, mas principalmente na elaboração de políticas públicas de Estado”, afirmou a secretária Olga Aguiar.

Para o presidente empossado, Décio Santiago, o COEDE é fundamental e necessário diante da importância da política de inclusão e promoção da cidadania de pessoas com deficiência e este 12 de junho será um diferencial para o Rio Grande do Norte. “É um momento de muita emoção. A sociedade civil, junto com o Governo do Estado e o Governo Federal, vai fazer a diferença para o Brasil e para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Participaram da solenidade, entre outros, os secretários de Estado Socorro Batista (Educação), Coronel Araújo (Segurança); Ana Cláudia (Degepol); Osmir Monte (Sesed), Arméli Brennand (Seap); Ana Albuquerque, vice-prefeita de Currais Novos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo