foto: Divulgação
Para eleitores brasileiros de direita, o nome mais cotado para dar continuidade ao projeto político de Jair Bolsonaro (PL) é o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
No entanto, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), é vista como a pessoa que está mais capacitada para exercer a Presidência. Ela também tem alta percepção de continuidade e ficou à frente de Freitas em grau de conhecimento por parte dos eleitores.
Os resultados são da pesquisa “Para onde vai a direita?”, encomendada pela Zeitgeist Public Affairs, braço do Instituto Locomotiva e do Ideia Instituto de Pesquisa, que ouviu 1.531 eleitores em todo o país, por telefone, entre os dias 30 e 31 de maio.
“Para a direita, Tarcísio de Freitas expressa a expectativa de bom governo. Seus desafios são ser conhecido e romper os limites de São Paulo”, afirma Carlos Melo, professor do Insper e cofundador da Zeitgeist.
Com a aproximação do julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da ação contra Bolsonaro que pode torná-lo inelegível na próxima eleição, marcado para 5ª feira (22.jun), o estudo também mostra que os eleitores que votaram no ex-presidente em 2022 estão abertos a novas possibilidades de liderança na direita.
Poder360