Foto: AFP Photo/ Colombian Presidency
O presidente colombiano, Gustavo Petro, foi ao HMC (Hospital Militar Central) de Bogotá visitar Lesly Mukutuy, de 13 anos, e seus irmãos Soleiny, 9, Tien Noriel, 4, e Cristin, 1.
Eles foram resgatados na noite de sexta (9), depois de passar 40 dias desaparecidos em uma parte da floresta amazônica do país.
Os quatro foram os únicos sobreviventes de um acidente de avião que aconteceu em 1º de maio e deixou mortos os três adultos que estavam na aeronave: o piloto, a mãe deles e uma liderança indígena
“Estavam sozinhos. Eles conseguiram por conta própria. Um exemplo de sobrevivência total que ficará na história”, disse o presidente ao anunciar o resgate, celebrando o “dia mágico”, no qual também se firmou uma trégua de seis meses com guerrilheiros do ELN (Exército de Libertação Nacional)
Sofia Petro, 21 anos, filha do presidente, acompanhou o pai na visita aos sobreviventes. Agora, “é preciso verificar o estado mental deles. Eles ficaram juntos com uma criança de colo”, afirmou o chefe do Executivo colombiano, logo após o resgate. Os quatro irmãos foram retirados da selva em um helicóptero da FAC (Força Aérea Colombiana) e, logo em seguida, foram levados de avião ao hospital, na capital do país.
AFP Photo/ Colombian Presidency/
A visita de Gustavo Petro e Sofia foi marcada por emoção e um sentimento de alívio, compartilhado por todos os que passaram os últimos 40 dias esperando notícias das crianças. Mais de cem pessoas, entre soldados e indígenas da região, com apoio de cães farejadores, seguiram a pista dos menores enquanto eles caminhavam pela floresta, no sul da Colômbia, onde aconteceu o acidente aéreo.
Presidente colombiano visita irmãos sobreviventes de acidente aéreohttps://t.co/YPke91tCZH pic.twitter.com/GaEXcXajzM
— Daltro Emerenciano Instagram @blogdedaltroemerenci (@BlogdeDaltro) June 11, 2023
R7