Foto: TV Santa Cruz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (3) da cerimônia de início das obras de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus (BA), e pediu que a construção seja finalizada até o fim do mandato dele, em 2026, antes que uma “coisa ruim” assuma a Presidência e não conclua a ferrovia.
“Parem de dizer que vão entregar [a ferrovia] em 2027, vocês têm que entregar antes de 31 de dezembro de 2026. Façam um pouco de hora extra, trabalhem no fim de semana se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo. Senão, a gente corre o risco de uma outra coisa ruim voltar neste país e ela ficar parada outra vez”, disse Lula.
Lula pede pressa para conclusão de ferrovia antes de ‘coisa ruim’ voltar à Presidênciahttps://t.co/ZsMkIdLoyM pic.twitter.com/Hra2taqBb0
— Daltro Emerenciano Instagram @blogdedaltroemerenci (@BlogdeDaltro) July 3, 2023
Vídeo: Reprodução/Gazeta Brasil
O presidente não citou o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos discursos de eventos oficiais desde que tomou posse, Lula tem evitado falar do adversário dele nas eleições de 2022, mas costuma se referir ao governo do antecessor com outros termos. Nesta segunda, ele reclamou, por exemplo, que o Brasil “foi tomado pelo ódio e pela mentira” nos últimos anos.
“Nós agora estamos restabelecendo o país. Precisamos garantir aos empresários uma coisa chamada estabilidade. Estabilidade política, econômica, jurídica e social. Este país, com tranquilidade, não é possível ter país que possa vencer o Brasil. Mas, para isso, é preciso ter um presidente que tenha caráter, credibilidade, que não minta, que converse com o povo.”
R7