Com cirurgia marcada, Lula revela receio com anestesia: ‘ Vocês não vão me ver de andador, de muleta’

Foto: Reprodução

Com cirurgia marcada para esta sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que sente as dores no quadril desde outubro do ano passado, quando estava em campanha pela presidência da República.  Lula fará uma artoplasia total de quadril.

Ao falar sobre o seu processo de recuperação, o presidente afirmou que não haverá imagens suas usando andadores e muletas. A orientação, segundo Lula, veio do seu fotógrafo, Ricardo Stuckert, atual secretário de produção e divulgação de conteúdo audiovisual.

— Então, até lá, eu vou ficar em Brasília, não vou poder pegar avião, vou trabalhar normalmente, o Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘não vão filmar você de andador’. […] vocês não vão me ver de andador, de muleta, vocês vão ver sempre bonito como se eu não tivesse operado, mas eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação no tratamento é fundamental — afirmou o presidente durante a live.

O petista também voltou a falar que tinha medo de anestesia, mas que tinha “certeza que vai voltar bem”.

— Eu sempre tive medo de anestesia. Mas agora eu vou tomar. Eu tenho certeza de que eu vou voltar bem. Eu tenho que ter muita disciplina na recuperação, e eu vou ter porque eu tenho um compromisso com este país.

O presidente sofre com intensas dores na cabeça do fêmur, provocadas por uma artrose. Em julho, Lula reclamou publicamente de suas dores durante uma live e afirmou que que tem ficado “irritado”, “nervoso” e de “mau humor.

Nos últimos dias, Lula precisou seguir recomendações médicas para a preparação para o procedimento. Nesta segunda-feira, por exemplo, cumpriu agendas no Itamaraty usando uma máscara. Na semana passada, cancelou viagens agendadas para esta semana.

Após a cirurgia, Lula deve passar pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada. O procesdimento será feito no Sírio Libanês, em Brasília. A previsão é que Lula faça uma artoplasia total de quadril e coloque uma prótese híbrida, que tem uma parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso, no quadril direito.

Em julho, o presidente passou por dois procedimentos para reduzir as dores no local. O primeiro tratamento foi uma infiltração, quando o paciente recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada. Dias depois, realizou uma “denervação percutânea no quadril direito, que usa substâncias para tentar eliminar as exterminações nervosas que causam dor no paciente.

 Na quinta-feira, antes da cirurgia, Lula deve participar da posse de Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com informações do O Globo/Por Alice Cravo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo