Ônibus de graça no Brasil? Câmara debate solução para financiamento do transporte público

Foto: Fábio Rodrigues – Pozzebim/Agência Brasil

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sugerida neste ano e em discussão na Câmara dos Deputados propõe que o transporte público seja tratado como direito fundamental e gratuito para todos os brasileiros. A matéria prevê a criação de um sistema único de mobilidade, nos mesmos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS), com financiamento dos municípios, estados e da União.

Pela proposta em discussão na Câmara, todos os passageiros teriam acesso gratuito ao transporte e o sistema seria financiado por um novo imposto, pago pelos proprietários de veículos e por empregadores. A União, os estados, o DF e os municípios também teriam que contribuir para financiar o transporte.

Para a autora do projeto, deputada Maria Luiza Erundina (PSOL-SP), o texto oferece ferramentas mais objetivas para garantir o direito ao transporte. “Considerar o transporte um direito social significa, na prática, assegurar a existência de um sistema público universal e sem cobrança ao usuário”, diz a deputada.

R7

 

 

One response to “Ônibus de graça no Brasil? Câmara debate solução para financiamento do transporte público

  1. Já que sem nos consultar o presidente e a mulher compra móveis que custam quase meio milhão de Reais e tem o projeto de adquirir um avião que custa mais de 400 mil dólares e só isso passa de 1 bilhão de Reais não custa nada financiar o sistema de transporte público para mais de 50 milhões de pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo