Vídeo: Pelo menos 19 baleias encalham em praia do Litoral potiguar

Foto: Reprodução

Pelo menos 19 baleias encalharam na praia de Pititinga, no município de Rio do Fogo, Litoral Norte potiguar, na manhã desta sexta-feira (31). A informação foi confirmada por Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca.

A instituição foi acionada por volta das 6h30 por moradores e pescadores da região. Uma equipe de cinco biólogos e médicos-veterinários foi enviada ao local para realizar a avaliação inicial da situação.

Os animais encalharam na área rasa da praia. A espécie não foi informada até a última atualização desta reportagem.

“É um encalhe com nível de complexidade alto, pela quantidade de animais e por estarem desorientados. A equipe deve fazer uma avaliação inicial e na sequência enviaremos equipes de suporte”, afirmou Flávio Lima.

“O objetivo é tentar devolver esses animais à praia. Caso retornem, vamos precisar do atendimento médico-veterinário para estabilizar esse animal e devolvê-lo à natureza”, completou.

Ainda de acordo com o coordenador do projeto, ligado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), a equipe também deverá contar com o apoio da comunidade local de Pititinga na devolução dos animais ao mar.

Ainda segundo Flávio, o projeto também está em contato com a equipe de fauna do Ibama.

O professor explicou que o encalhe de grupos como esse pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes, causada por doenças, por exemplo. Com informações do g1/RN.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo