A candidata do governo Claudia Sheinbaum venceu a eleição presidencial do México neste domingo (2). Apadrinhada pelo atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, Sheinbaum será a primeira mulher a assumir o cargo no país.
“Não chego sozinha. Todas nós chegamos”, afirmou Claudia Sheinbaum em seu primeiro discurso após a projeção oficial mexicana apontá-la como vencedora das eleições presidenciais. Assim, Sheinbaum é a primeira mulher presidente na histórica do México, além da 8ª mulher a ser eleita presidente na América Latina. Confira a lista completa.
A vitória é indicada pela contagem preliminar dos votos do Instituto Nacional Eleitoral (INE), a principal autoridade eleitoral do país. Com 77% das urnas apuradas, Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos na contagem do INE. Na sequência, a opositora Xóchitl Gálvez conquistou entre 26,6% e 28,6%, ainda de acordo com a projeção.
🇲🇽 Claudia Sheinbaum, da coalizão governista de centro-esquerda, é eleita a primeira presidente mulher do México.
Ela prometeu honrar o legado do atual presidente López Obrador e garantiu que as mulheres terão um papel central no seu governo. pic.twitter.com/63XjCIqSWY
— Eixo Político (@eixopolitico) June 3, 2024
Com informações g1 e Marie Clarie.