Defesa Civil alerta para risco de deslizamento e alagamento em Natal e região Leste do RN

Foto: Arquivo TN

A Defesa Civil, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), emitiu um alerta para risco moderado de deslizamentos e alagamentos no Rio Grande do Norte e Paraíba. O aviso foi divulgado neste sábado (1º) e notifica Natal, região metropolitana e demais cidades do Leste do RN.

De acordo com o Cemaden, há a possibilidade de ocorrência de eventos de risco hidrológico (alagamentos, inundações, enchentes e entre outros) nas mesorregiões Leste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte.

O alerta surge da possibilidade de pancadas de chuvas isoladas de intensidade moderada a forte, principalmente entre as horas da madrugada e manhã, com possibilidade de ocorrência de enxurradas em locais com declividade, inundações bruscas de pequenos córregos e alagamentos urbanos em áreas com drenagem deficiente.

Já para Natal, a Defesa Civil alertou também par ao risco de movimento de massas, que são deslizamentos, desmoronamentos, ruptura de talude, queda de barreiras e entre outros. Em suma, são definidos como qualquer deslocamento de rochas ou sedimentos em superfícies inclinadas.

No alerta, o Cemaden descreve que há a possibilidade de ocorrência destes eventos nas regiões metropolitanas de João Pessoa/PB e Natal, devido aos acumulados prévios associados à previsão de pancadas de chuva ao longo da madrugada e manhã, podendo ser suficientes para deflagrar deslizamentos pontuais em encostas urbanas e quedas de barreira à margem de estradas e rodovias.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo