Foto: Funtec/Divulgação
Um vídeo que circula em redes sociais mostra uma situação inusitada vivida por pescadores na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio: uma baleia jubarte “rebocou” o barco em que ele estavam, na segunda-feira. Ninguém ficou ferido.
De acordo com Maycon Victorino, presidente da Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia (Funtec) de Arraial do Cabo, o local onde a cena foi registrada é uma zona de pesca e também é rota de migração das baleias jubarte. Um dos mamíferos bateu no cabo de âncora de um dos barcos, assustou-se e saiu arrastando a embarcação.
SUSTO 🐋 | Esse vídeo mostra uma situação inusitada vivida por pescadores que estavam pescando na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio: uma baleia jubarte "rebocou" o barco em que ele estavam pelo cabo da âncora. Ninguém ficou ferido. pic.twitter.com/cJBkh6JUQW
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) June 25, 2024
Os tripulantes cortaram o cabo. A Funtec, então, passou a monitorar o animal por meio de drone ainda com o cabo da garateia presa. A lancha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que estava no mar, foi acionada, assim como a lancha de pesquisa do laboratório Ecomar da UFRJ, com pesquisadores especialistas. Uma embarcação de pesca tradicional também prestou apoio.
A baleia envolvida no incidente foi avaliada. Enquanto a equipe se preparava para mergulhar, o animal conseguiu soltar o cabo de sua nadadeira peitoral esquerda, retornando para o mar aberto em segurança.
A Prefeitura do Arraial do Cabo faz um alerta de que, de acordo com as regras vigentes, quando a embarcação está pescando e os ocupantes avistarem uma baleia, o motor deve ficar ligado em neutro. Assim ela escuta que ali existe um barco e consegue saber sua localização.
O Globo