Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil
O campo da direita pode ter saído fortalecido do primeiro turno das eleições parlamentares francesas neste domingo (30). É o que apontam as pesquisas de boca de urna locais.
As estimativas mostram que o partido União Nacional, liderado por Marine Le Pen, deve sair à frente na preferência dos eleitores.
A aliança de esquerda Nova Frente Popular deve aparecer em seguida e só então está o bloco liderado pelo atual presidente Emmanuel Macron, segundo os institutos de pesquisa francês. Em reação às projeções, Le Pen afirmou que a coligação do governo está “praticamente apagada”. “A democracia falou e os franceses colocaram o RN e seus aliados no topo”, declarou em pronunciamento.
Segundo turno
Só os candidatos que conseguiram mais de 12,5% dos votos neste domingo vão ao segundo turno. A votação está marcada para 7 de julho. As eleições legislativas no país foram antecipadas depois que Macron dissolveu o parlamento do país.
O comparecimento às urnas foi recorde em 40 anos, com comparecimento de quase 60% dos franceses. O índice está 20 pontos percentuais acima do registrado em 2022. Há 49,5 milhões de eleitores registados que escolherão os 577 membros da Assembleia Nacional, a influente câmara baixa do parlamento francês.