Criança brasileira de 7 anos descobre asteroide na órbita de Marte

Um asteroide que está na órbita de Marte e em milhões de anos pode passar próximo ou se chocar com a Terra foi descoberto por Arthur Ruiz, de apenas 7 anos.

O menino brasileiro faz parte da equipe Theta Mensae, da Associação Mensa Brasil, que reúne pessoas com superdotação. Com mais cinco crianças, participou da análise das imagens enviadas pelo IASC/Nasa capturadas pelos telescópios PANSTARRS 1 e 2, localizados no Havaí.

Arthur já mostrava interesse pela astronomia desde os 2 anos. Morador de Ourinhos, no interior de São Paulo, ele foi avaliado como superdotado aos 6 anos, com um QI de 150, se destacando também pelo entusiasmo no aprendizado de língua portuguesa e matemática.

O grupo de trabalho responsável pela descoberta espacial é formado também por Bernardo Leitão (7 anos), Benício Zenha (6), Alexandre Franchini Woo (8), Paulo Augusto Tomadon (8) e Vitor Sena Ramos (9), porém, será Arthur que nomeará o asteroide, uma vez que a observação inicial foi feita por ele, segundo Maria Beatriz de Andrade, coordenadora do programa Caça Asteroides da Mensa Brasil.

Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo