Foto: GETTY IMAGES
O ex-presidente dos EUA Donald Trump fez neste sábado (20) o primeiro comício desde que sofreu uma tentativa de assassinato. Em seu discurso, regatou velhas bandeiras de governo, atacou republicanos, defendeu combustíveis fósseis e abandonou discurso conciliatório.
O republicano começou elogiando o nome do candidato a vice, J.D. Vance, que também participou do evento. Foi também o primeiro evento de campanha dos dois juntos.
Apesar do início ameno, Trump logo começou a atacar os rivais democratas, incluindo uma enquete sobre quem o público gostaria que ele enfrentasse nas urnas, se Kamala Harris ou Joe Biden, a quem chamou de ladrão. A votação tinha que ser feita por vaias.
O ex-presidente retomou o discurso anti-imigração, que foi uma das principais bandeiras do primeiro mandato. Falou que os Estados Unidos viraram “um depósito do resto do mundo”, defendeu uma grande deportação e prometeu voltar a investir em um muro na fronteira com o México.
Trump ainda defendeu a indústria ligada a combustíveis fósseis e criticou o investimento em veículos elétricos. Ele aproveitou o momento para também atacar a China, um antigo alvo do republicano.
Promessas como cortar impostos e melhorar a economia, bandeiras da atual campanha, voltaram a ser repetidas. Houve espaço também para elogios a Elon Musk, citando uma promessa de doação milionária do empresário para os republicanos. Trump ainda afirmou que fará um forte sistema de proteção para os Estados Unidos e ressaltou que vai “evitar a terceira guerra mundial”.
BandNews