Engorda: Draga é vista em Natal, mas Prefeitura ainda aguarda licença do Idema

Foto: Adriano Abreu

A draga que faria a engorda da praia de Ponta Negra voltou a ser avistada no mar da capital potiguar nesta quinta-feira (18). No entanto, a embarcação segue para outro destino, já que a Licença de Instalação e Operação (LIO), necessária para o início da obra, ainda não foi emitida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).

Em contato com a Tribuna do Norte, a empresa DTA, integrante do consórcio vencedor da licitação, disse que a presença da embarcação nada tem a ver com o serviço que será feito.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, informou que a draga não irá voltar ao Porto de Natal. Segundo ele, a embarcação está indo para Fortaleza/CE, de onde será reexportada, enquanto outra draga irá para Niterói/RJ.

À espera da licença, a Prefeitura do Natal encaminhou as informações referentes aos questionamentos feitos pelo Idema acerca da obra da engorda. O documento foi protocolado às 14h30 dessa quarta após uma força-tarefa envolvendo interlocutores da Prefeitura, Funpec e DTA Engenharia.

A engorda é, na prática, um aterro que será colocado ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. É a última etapa do projeto maior que contou com o enrocamento da praia, pelo qual foram implantados centenas de blocos de concreto que darão sustentação à engorda.

Draga de novo em Natal

A draga já tinha vindo a Natal no dia 24 de junho, com a expectativa de a obra ser iniciada até o último dia 5. No entanto, sem a liberação para o serviço, a embarcação deixou o Porto de Natal dois dias depois do prazo estipulado, no dia 7 de julho.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo