Deboche a universitária com mais de 40 anos é tema de questão do ‘Enem dos concursos’

Foto: Reprodução

Um vídeo que viralizou na internet em março do ano passado, de três universitárias que debocharam de uma colega de classe pelo fato de ela ter 40 anos, foi tema de uma questão do “Enem dos concursos” neste domingo (18).

Todos os candidatos que se inscreveram para cargos que exigem ensino superior responderam à pergunta no período da manhã, na parte de conhecimentos gerais. Nas redes sociais, internautas comentaram a questão (veja abaixo).

No vídeo que viralizou, uma das estudantes ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.

Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

Na época, Patrícia Linares, a estudante hostilizada, disse ao g1 que soube do ocorrido quando estava dentro da sala de aula, enquanto se preparava para apresentar um trabalho. Ela registrou um boletim de ocorrência por injúria e difamação contra as estudantes, que acabaram desistindo da graduação.

O caso gerou repercussão em todo o Brasil, sendo comentado até mesmo pelos ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e da Educação, Camilo Santana, que repudiaram o etarismo contra Patrícia.

Outros temas abordados nesta primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram inteligência artificial, direitos dos povos originários, reforma agrária e racismo.

O CNU, realizado neste domingo (18), é o maior processo seletivo para servidores públicos da história do país, com mais de 2 milhões de inscritos. Pela primeira vez, um exame reúne mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais.

g1/Trabalhoe Carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo