Foto: Reprodução
A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) levou ao plenário da Assembleia Legislativa e ao conhecimento público uma grave denúncia envolvendo a segurança pública no município de São José de Mipibu, em pronunciamento nesta quinta-feira (29).
Em sua fala, a deputada informou que Comando da Polícia Militar transferiu seis policiais da cidade, que atuavam há vários anos no patrulhamento do município. As transferências foram publicadas no boletim oficial da corporação.
“O que gera mais indignação é que os seis policiais militares foram transferidos de forma repentina, ao que tudo indica, por questões e pedidos políticos da base alinhada com o Governo do Estado. Isso é muito preocupante porque são seis policiais a menos no patrulhamento de São José de Mipibu, deixando a cidade mais insegura. Infelizmente, os índices de violência são crescentes, e o secretário de segurança em vez de reforçar o policiamento, reduz a quantidade de policiais para atender questões políticas”, disse a deputada.
A deputada solicitou ainda que a governadora e o secretário Coronel Araújo revejam a medida arbitrária, considerada perseguição política, e retornem os policiais ao batalhão do município para o bem da segurança pública local.
“A segurança pública é de responsabilidade do Governo e essa atitude só prejudica o povo, enquanto isso o prefeito da Zé Figueiredo vai na contramão, contratando guardas municipais além do previsto em edital de concurso e ajudando no custeio da Polícia Militar que atua em São José, pagando refeições e diárias operacionais, porque sabe que o município precisa de mais segurança”, acrescentou Cristiane.
Contratações terceirizadas
Além dessa questão preocupante da segurança pública, a deputada, que preside a Comissão de Administração da Assembleia Legislativa, cobrou informações sobre os contratos terceirizados firmados pelo Governo do Estado no Hospital Regional de São José de Mipibu, na Unidade Regional de Saúde (URSAP), nas escolas estaduais, no escritório da Emater e posto do Detran, sediados em São José de Mipibu. Segundo a parlamentar, estão acontecendo contratações indiscriminadas.
“Quero ter acesso a essas informações para saber o número de pessoas contratadas e as faturas de pagamentos de serviços das empresas terceirizadas que prestam serviços ao estado, em São José de Mipibu, nos últimos cinco anos. É imoral o que temos visto no município, o governo usando o estado politicamente, enquanto isso temos inúmeros candidatos aprovados nos concursos da saúde, da educação e da polícia aguardando serem chamados, mas estão perdendo as vagas efetivas para terceirizados”, cobrou Cristiane.
A deputada informou que protocolou requerimentos às secretarias estaduais de Administração, da Saúde e de Educação, para que apresentem os dados solicitados.
“Enquanto deputada e presidente da Comissão de Administração da Assembleia tenho o direito e o dever de fiscalizar essas contratações porque o governo está promovendo um trem da alegria com a contratação de terceirizados”, finalizou.