Foto: Canva/Divulgação/ND
Uma nova pesquisa revelou que, no futuro distante, os dias na Terra podem não durar mais 24 horas, mas sim 25 horas. Este fenômeno ocorre devido à contínua recessão da Lua, que está se afastando gradualmente da Terra.
À medida que a Lua se afasta, sua influência gravitacional sobre o nosso planeta diminui, o que desacelera a rotação da Terra e, por consequência, prolonga a duração dos dias.
Os cientistas preveem que esse processo levará cerca de 200 milhões de anos para adicionar uma hora extra ao dia. Atualmente, a Lua está a aproximadamente 384.400 km de distância da Terra e se afasta cerca de 1,5 polegadas por ano.
Dias na Terra já duraram 18 horas
No passado, quando a Lua estava mais próxima, um dia na Terra durava apenas 18 horas, como indicam as reconstruções da história do sistema solar feitas pelos pesquisadores.
Stephen Meyers, geocientista e professor da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, compara esse processo ao movimento de um patinador artístico, que desacelera ao estender os braços, simbolizando a Terra girando mais lentamente à medida que a Lua se afasta.
Embora essas mudanças sejam imperceptíveis em curto prazo, elas se acumulam ao longo de milhões de anos, resultando em um ciclo diário mais longo no futuro.
ND+