Foto: REUTERS/Jonathan Drake
O ex-presidente Donald Trump discursou atrás de um vidro à prova de balas nesta quarta-feira (21), no primeiro comício a céu aberto desde que sofreu um atentado durante comício na Pensilvânia, em julho.
Segundo o jornal americano “The New York Times”, a segurança do comício foi altamente reforçada em relação ao comício em Butler, na Pensilvânia, quando ele foi atingido por uma bala de fuzil AR-15 na orelha.
Durante seu discurso, Trump chamou ao palco xerifes que integram a segurança do evento. “Não sei se o palco aguentará o peso de todo mundo, mas já tivemos situações piores que essa”, brincou o republicano.
Trump agradeceu os xerifes, dizendo que eles são a razão pela sua campanha estar realizando um comício no estado.
Entre as melhorias estão, além do vidro à prova de balas, atiradores de elite ao redor do local do comício e unidades de armazenamento móveis bloqueando a visão do evento para quem está fora do local.
A instalação dos vidros à prova de balas, medida comumente utilizada apenas com presidentes e vice-presidentes em exercício, foi determinada pelo Serviço Secreto para os próximos comícios de Trump. A barreira de vidros do comício desta quarta cerca Trump em três flancos diferentes. Veja fotos do evento mais abaixo.
Entre o dia 13 de julho, quando sofreu a tentativa de assassinato, e esta quarta (21), Trump tinha apenas realizado falas públicas em locais fechados, segundo recomendação do Serviço Secreto. Foi o caso da Convenção Nacional Republicana, entrevistas coletivas e até eventos menores –na terça, o republicano falou a uma academia de polícia de Michigan.
Uma autoridade do Serviço Secreto disse ao jornal americano “The Washington Post” que a agência federal de segurança começou a posicionar painéis de vidro à prova de balas em várias partes do país, facilitando o transporte para diferentes eventos de Trump. Segundo a fonte do Serviço Secreto, o vidro balístico também poderia ser utilizado em eventos de Kamala Harris, candidata democrata à presidência, caso fosse necessário.
g1/Mundo