Foto: Reprodução
A petição pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou na manhã desta segunda-feira (26) a 1,1 milhão de assinaturas. O abaixo-assinado foi criado após reportagem da Folha de S.Paulo divulgar áudios e mensagens trocados por auxiliares do ministro.
O conteúdo mostra que, enquanto presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Moraes utilizou o setor de combate à desinformação da Justiça Eleitoral para solicitar a produção de relatórios que embasaram suas decisões nos inquéritos das fake news no STF. Os principais alvos dessas ações foram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.
A petição, divulgada por parlamentares aliados a Bolsonaro e disponível no site Change.org, será encerrada no dia 7 de setembro. Na mesma data, deputados e senadores aproveitarão as manifestações convocadas pela oposição em todo o país para coletar assinaturas em apoio ao pedido de impeachment. O objetivo é entregar o documento ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no próximo dia 9.
O Tempo