Atividade contou com a participação de gestores dos municípios da Grande Natal e apresentou dados estatísticos para auxiliar em políticas públicas de prevenção a acidentes
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta segunda-feira (12) uma reunião com o objetivo de tratar dos impactos dos acidentes de trânsito e de estratégias para a redução dos alarmantes números de sinistros nos municípios de Natal e Grande Natal.
A reunião foi realizada no âmbito do projeto interinstitucional “Trânsito Cidadão” capitaneado pela 49ª Promotoria de Justiça de Natal, com atuação conjunta das Promotorias de Saúde de Natal e dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde e da Cidadania bem como do Ministério Público do Trabalho.
O momento aconteceu de forma conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes de órgãos de trânsito e de gestores municipais de Natal e da região metropolitana.
A iniciativa entende que os acidentes de trânsito e de trabalho representam não só um risco à vida de passageiros, condutores, pedestres e trabalhadores, como também são um fator agravante para a saúde pública, pois geram elevados custos financeiros em razão do alto número de vítimas que são socorridas pela urgência pública.
A atividade que contou com a participação do secretário de Saúde, Jefferson Oliveira e da secretária de Trânsito, Ilma Barros Emerenciano, do município de de São José de Mipibu, teve também a participação de representantes dos municípios de Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, como também do presidente da Federação dos Municípios (FEMURN), da subsecretária de Gestão e Planejamento da Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP/RN), do superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte (PRF/RN) e do Comando de Polícia Rodoviária Estadual do RN (CPRE/RN).
Durante a reunião foram apresentados dados dos sinistros de trânsito, apontados por faixa horária, dia da semana, local e o índice por cada município. Segundo informações prestadas pela Coordenação do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no intervalo entre fevereiro a julho de 2024, a média mensal de atendimentos às vítimas de acidente de moto no HMWG foi de 755,33 pacientes.
Para a Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Natal, Danielle Veras, a proposta é que os gestores atuem de maneira mais efetiva e integrada visando à diminuição dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.
“A ideia foi trazer todas essas informações para os gestores e também buscar deles propostas de melhorias, sugestões de como podemos, juntos, desenvolver uma melhor atuação e uma política pública mais eficaz e integrada para a região metropolitana de Natal, notadamente quanto às fiscalizações, visando à redução das vítimas no trânsito”, declarou a promotora.
O próximo passo é que cada município realize reuniões e formações locais para que os objetivos do projeto sejam alcançados. No próximo dia 16 de agosto a reunião vai acontecer em São José de Mipibu.