Foto: Willian Dias
O Ministério da Educação anunciou que está preparando um pacote de medidas para tentar conter os prejuízos do excesso de telas na infância e na adolescência. Entre as medidas, está o projeto de lei que determina o banimento do uso de celulares pelos estudantes em todo o ambiente escolar, incluindo escolas públicas e privadas. O anúncio deverá acontecer em outubro, mês em que se comemoram o Dia das Crianças e o do Professor.
“Na nossa avaliação, uma ‘recomendação’ seria muito frágil. Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total [dos celulares nas escolas]”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
O ministro afirmou que os estudos mostram que o banimento tem impacto positivo não apenas na atenção em sala de aula e no desempenho dos estudantes, mas também na saúde mental dos professores.
Santana ainda mencionou o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que recomendou fortemente restrições e até o banimento total do celular nas escolas, apontando uma relação entre o uso da tecnologia e as dificuldades de aprendizado, além de problemas de saúde mental.
O Tempo