O três pontos do Rio Pirangi, na Grande Natal, que são analisados pelo Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Idema) se mantiveram como impróprios para banho pela terceira semana seguida no boletim de balenabilidade divulgado neste fim de semana.
Essa foi a terceira semana consecutiva em que os três pontos apareceram, juntos, nessas condições. A validade do estudo é até a próxima sexta-feira (13).
Os três pontos foram os únicos considerados impróprios entre os 33 analisados no litoral da Grande Natal no boletim.
Os pontos são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
- Rio Pirangi Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
O boletim da balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O resultado leva em consideração o histórico de cinco semanas de análise – neste caso a primeira coleta foi no último dia 8 de agosto. A validade do boletim é de uma semana, momento em que os trechos serão reavaliados e um novo boletim será publicado.
Ao todo, foram analisados 33 trechos de banho que ficam nas cidades de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.
A Praia de Areia Preta, que voltou a ser considerada própria para banho após 21 meses em agosto deste ano, se manteve com essa classificação em mais uma semana.