Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma mulher de 55 anos foi condenada pela Justiça Militar por fingir ser filha de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial durante 33 anos para receber pensão, na cidade de Campo Grande (MS). Ana Lucia Umbelina Galache de Souza ganhou indevidamente R$ 3,7 milhões das Forças Armadas.
Ela foi condenada nessa quarta-feira (9) a três anos e três meses de reclusão. A defesa da mulher apelou, e agora o caso está no Superior Tribunal Militar (STM). No ano passado, Ana Lucia já havia sido condenada em primeira instância a devolver os valores recebidos.
A fraude começou em 17 de outubro de 1988, e só foi descoberta em 31 de maio de 2022. Ela conseguiu enganar o Exército com a ajuda de sua avó paterna, que a levou no cartório para mudar nome e data de nascimento.
O crime foi descoberto porque a própria avó denunciou a neta à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul após ficar insatisfeita com o acordo financeiro que as duas tinham firmado.
“Em 2021, Conceição [avó], descontente com a parcela da pensão que lhe era transferida por sua neta, registrou a denúncia sobre a fraude, perante a Polícia Militar. No entanto, não chegou a ser inquirida na sindicância administrativa nem no inquérito policial, pois faleceu em maio de 2022″, informou o processo do Tribunal de Contas da União (TCU)”, trecho de processo ao qual o jornal O Globo teve acesso.
Diário do Nordeste