Foto: Joana Lima/Secom
O reinício das obras da engorda da orla de Ponta Negra completa um mês de trabalhos executados neste domingo (20), com as obras acontecendo a pleno vapor e prazo de entrega mantido por parte da Prefeitura do Natal, que é de concluir a obra até o fim do ano. As obras estão em cerca de 20% de execução.
A obra de engorda consiste na construção de um aterro de areia ao longo de 4 quilômetros da enseada. A obra é fundamental para conter a erosão do Morro do Careca
A obra da engorda estava paralisada desde o dia 3 de setembro, após a Funpec, contratada pelo município, ter identificado cascalho nos sedimentos retirados do banco de areia licenciado.
A retomada da obra aguardava a conclusão de um novo estudo (o terceiro em nove anos) no local, para garantir que a areia retirada era própria para a obra.
Como funciona a obra
- A areia é tirada de um banco de areia localizado a cerca de 7 km da costa. Segundo a prefeitura de Natal, saindo em linha reta, a jazida ficaria de frente ao farol de Mãe Luiza.
- Na obra de Ponta Negra, a equipe estima que vai usar 1 milhão de metros cúbicos de areia.
- A draga é um navio com uma tubulação de sucção que é arrastada à medida que navega. Essa tubulação funciona como um aspirador, que suga a areia junto com a água do mar.
- Após ser sugada, a areia fica armazenada em cisternas do navio, que possuem capacidade de 2800 metros cúbicos – o equivalente a 700 caminhões de areia com 4 metros cúbicos, cada. O excesso de água volta para o mar.
- O navio se aproxima da praia, a cerca de 500 metros, e engata tubos que já ficam instalados ao longo do trecho que será aterrado.
- Em seguida, o navio bombeia a areia junto com água para a praia.
- A água com areia decanta na praia e equipamentos como escavadeiras espalham o material para conformar a praia de acordo com o projeto.
Com informações da Tribuna do Norte e g1/RN