Foto: Reprodução
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) devem colocar o Brasil em destaque na matemática mundial. Isso porque eles podem ter resolvido um problema sem solução há mais de 124 anos. Vinícius Barros da Silva, Edson Denis Leonel e João Peres Vieira são autores da Teoria Geométrica de Bifurcações (TGB).
Ela soluciona o 16° problema de David Hilbert, um famoso matemático alemão do século XX que propôs 23 questões, sendo que a maioria foi parcial ou totalmente solucionada, com exceção de três problemas.
O avanço pode impulsionar outras áreas de pesquisa, como biologia, computação e engenharia. A abordagem proposta pelos pesquisadores traz possibilidade de analisar o comportamento de ciclos-limites em sistemas dinâmicos utilizando métricas geométricas. Na cibersegurança, a partir de cálculos é possível prever até roubos de dados.
“Por exemplo, na biologia, os ciclos limites são problemas amplamente estudados em reações químicas, modelos epidemiológicos, e podem ser estudados em síndromes respiratórias como a Covid-19, e também modelos populacionais”, explica Vinícius.
O físico de 30 anos concorre a um prêmio internacional voltado a jovens pesquisadores, o “International Centre for Theoretical Physics (ICTP Prize), realizado em Trieste, na Itália. O resultado será divulgado no fim deste ano.
Terra