Foto: Agência Brasil
O senador Sérgio Moro (União – PR) utilizou as redes sociais neste domingo (25.jan.2025) para criticar a repercussão em torno do uso de algemas em brasileiros deportados dos Estados Unidos. Ele classificou o debate como uma “cortina de fumaça” para desviar a atenção do que considera o “fracasso” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“As ações do Governo Trump são a nova cortina de fumaça para o fracasso do Governo Lula. O transporte dos estrangeiros deportados com algemas é um exagero para aqueles sem condenação criminal, mas não é de agora e vai continuar sendo assim”, , escreveu Moro em seu perfil no X (ex-Twitter).
O caso ganhou repercussão depois de um grupo de brasileiros deportados desembarcar em Manaus (AM) na 6ª feira (26.jan).
Segundo apuração do Poder360, os deportados são brasileiros que, em sua maioria, foram presos nos EUA por estarem no país de forma irregular e não podem mais recorrer à Justiça norte-americana.
Nos Estados Unidos, quando alguém fica sob a custódia do Estado por ter cometido uma infração –inclusive ter entrado no país ilegalmente–, o procedimento padrão é ser algemado ao ser transportado de um local para outro.
Ministros e congressistas da base governista elogiaram a decisão de Lula de mobilizar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para concluir o deslocamento dos deportados até Belo Horizonte (MG), “de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança”.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou a retirada das algemas assim que a aeronave pousou em solo brasileiro. O uso do dispositivo, considerado padrão nos Estados Unidos, foi alvo de críticas nas redes sociais.
Poder 360